Uma coruja de Igreja ou Suindara (Tyto Alba) ou, ainda Coruja cara de Maçã - variaddos nomes populares- apareceu dentro de uma residencia na cidade de Cataguases.
Segundo proprietário do imóvel, a ave amanheceu dentro de sua sala de estar adormecendo no canto superior de sua estante.
O mesmo abriu as janelas e tentou "tocar o bicho pra fora", porém a ave não se mexia, ao verificar melhor o proprietário da casa constatou que a ave estava com uma das asas feridas.
Sem saber o que fazer o consciente cidadão conseguiu capturar a ave e acondicioná-la em uma caixa de papelão encaminhando-a à Polícia Ambiental que constatou ser um filhote crescido e providenciou o encaminhando do animal aos cuidados o Biólogo da ARPA e colaborador, Clodoaldo Assis, que cuidou de seu ferimento até que a mesma pudesse ser devolvida ao meio ambiente.
Muitas ações simples, mas que fazem toda a diferença podem ser feitas por qualquer pessoa que tenha o interesse em ajudar a preservar o meio ambiente.
No caso desta coruja, ela é extremamente importante no controle da população de roedores, por exemplo. Segundo estudo realizado por Mota Jr et al (2009), um casal destas corujas consome por ano 1.720 a 3.700 ratos, além de outros milhares de insetos como besouros e grilos. Daí se tem a noção da grande importância e necessidade de se preservar animais como este.
Fonte de apoio de informações:
http://www.avesderapinabrasil.com/tyto_alba.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário