segunda-feira, 21 de março de 2011

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA.


      Não poderiamos deixar essa data comemorativa passar sem aborda-la aqui em nosso blog.  Assim sendo, falaremos sobre a história desse dia e abordaremos o assunto com um enfoque sobre a água no Brasil.
      O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas - ONU, no dia  22 de março de 1992.
     A ONU estabeleceu esta data porque dois terços o planeta Terra é formado por este precioso líquido. A  pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é própria para o consumo, e  grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. 
      Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Em termos de disponibilidade de água nosso Brasil é um dos países mais privilegiados do mundo, pois possuímos água doce qusae de de maneira abundante, pois temos variados rios, riachos, nascentes, exsurgências, e muitas minas d'agua  espalhadas por aí.

Contudo, quando disse que somos privilegiados neste aspecto quis dizer que em muitos países do mundo as pessoas não têm ao seu alcance um copo de água limpa e tratada. E o que muitos de nós fazemos com a nossa água limpa e  tratada?  - DESPERDIÇAMOS - isto mesmo, muitos de nós utilizamos como se nunca fosse nos faltar água, em que pese vez ou outra termos essa experiência em um ou dois dias do ano. Agora imagine -se vivendo sem a água disponível como muitos povos vivem.

       Durante minhas pesquisas sobre o conteúdo deste tema, encontrei um site que disponibiliza um Simulador de consumo de água muito interessante para termos a noção do quanto é desperdiçado em uma casa.

     Enfim, o tema é bastante longo e com uma vasta variedade de abordagens que tornaria a leitura "chata". Assim, sugiro maiores pesquisas a respeito e que se interessem pelas variadas campanhas que serão desenvolvidas por ocasião desta importante data comemorativa, e para quem está na cidade de Cataguase/MG apreciem a Semana da Água cuja programação segue abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário