quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rio Pomba. Nosso patrimônio desconhecido!


Trecho do Rio Pomba entre as cidades de Cataguases e D. Eusébia
Poucas pessoas na cidade de Cataguases e de muitas outras cidades pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Pomba, conhecem de fato a sua real importância, o seu valor e principalmente a história que ele conta desede a sua nascente até a sua foz. 

Se fizermos uma pesquisa de rua na cidade de Cataguases, perguntando à populção onde o Rio Pomba nasce e onde ele deságua, acredito que ficaremos surpresos se algumas dezenas de pessoas responderem corretamente.

Pois bem, conhecer o Rio Pomba sempre foi um interesse particular meu. Etretanto, ao conhecer o amigo e dedicado professor e pesquisador Ricardo Quinteiro de Mattos, esse interesse tornou-se objeto de estudo, e evoluiu para a elaboração de um projeto que visa tornar o Rio Pomba conhecido das pessoas  Pois entendemos que é  injusto que o rio receba destaque apenas quando suas águas se avolumam e causam as temidas e danosas enchentes nas cidades por onde passa.
Assim sendo, a partir de meados do ano de 2010, começamos a promover algumas expedições pelo Rio Pomba registrando algumas informações e fotografias de alguns pontos.  Infelizmente, temos percebido que o nosso patrimônio vem dando mostras de de que vem sofrendo muito no periodo da estiagem. 

Em nossas expedições encontramos muita vida, desde pequenas praias, belas paisagens, orquídeas, bromelias, árvores que podem contar com uma centena de anos, uma abundante diversidade de pássaros, além de vestígios de animais como capivaras e ariranhas.

Contudo, de maneira triste, tenho a dizer que o nosso importante rio precisa que as pessoas tenham mais consideração por ele.

Ao mesmo tempo em que registramos belezas e animais silvestres, encontramos também muita quantiadde de lixo em suas margens, encontramos pontos assoreados, bem como uma enorme  prática de pesca que pode ser considerada predatória, mesmo no perido de defeso dos peixes, conhecido por piracema, o que certamente influi na vida aquática do rio.

Lixo acumulado nas margens do rio Pomba
Lixo nas margens do Pomba em outro local
Trecho assoreado do rio próximo a Barão de Camargos.
Deixo esta mensagem  para que as pessoas sejam mais conscientes e procurem não dispensar seus utensílios, objetos e principalmente garrfas Pet (refrigerantes 2 l)  em locais que podem ir parar no Rio Pomba. Acredito que isto é o mínimo de uma série de ações que cada um pode começar a fazer para cuidar do nosso patrimônio.


       Observação: Imagens realizadas fora do periodo das cheias do Rio Pomba.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário