terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tamanduá de colete salvo por sitiante

Tamanduá de Colete (Tamandua tetradactyla) resgatado po sitiante.

Um tamanduá de Colete o Tamanduá Mirim, foi salvo por um sitiante do distrito de Sobral Pitno, Município e Astolfo Dutra/MG. Segundo o proprietário de um sítio, no fim da tarde percebeu que seus cães estavam atacando um outro animal "estranho" e ao se aproximar constatou ser um tamanduá mirim adulto.

O sitiante percebeu que o animal estava encurralado e se defendendo das investidas dos cães que estavam ferozes devido a presença do animal. De imediato o mesmo afastou seus animais e acionou o um cidadão da cidade de Astolfo Dutra para encaminha-lo ao criatório conservacionaista, contudo, devido à preocupação com o estado físico do animal, a Polícia Ambiental foi acionada de pronto,  tendo comparecido ao criatório e encaminhado o animal ao biólogo da ARPA  e colaborador Clodoaldo Assis que analisou o tamanduá constatando apenas alguns arranhões no tamanduá.

Assim sendo, o tamanduá foi levado para a Estação Ecológica Água Limpa de Cataguases (Horto Florestal), onde foi devolvido ao meio ambiente em um local que fornecerá ao mesmo todas as condições para sua subsistência afastado das propriedades rurais.

Mesmo após estar solto o animal manteve sua postura defensiva mostrando e utilizando suas unhas como arma de defesa, somente indo embora após a saída dos policiais que o soltaram e da Gerente da COOPEMG de Belo Horizonte, Sra. Márcia Gusmão que se encontrava em visita ao Horto Florestal de Cataguases.

Tamanduá de colete ou mirim (Tamandua tetradactyla)


Sítio de apoio de informações:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/mamiferos/tamandua-mirim_ou_tamandua-de-colete_%28tamandua_tetradactyla%29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário