segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Serpentes à solta!!!

Camuflagem. Palavra que bem descreve o comportamento desta serpente popularmente chamada de cobra cipó, ou cobra verde (Philodryas olfersii). No caso deste exemplar, que estava em uma via pública de Cataguases, uma pequena folhagem  que cresce no canto de uma parede foi o suficiente para o animal acreditar que não estava semdo visto.

Confesso que quando cheguei ao local precisei de uma visão mais aguçada para visualizar a serpente, mesmo quando as pessoas me indicavam sua localização. Várias pessoas teriam passado ao lado do animal sem enxergá-lo, e a sua tática de se camuflar com o ambiente foi o que garantiu a continuidade de sua existência, além, e claro, do animal ter dado a sorte de ter sido avistado por um cidadão consciente da preservação ambiental que providenciou o acionamento da PM de Meio Ambiente para recolher o animal ao invés de providênciar o extermínio do mesmo.

A camuflagem sem dúvida alguma foi o fator primordial para que esta serpente pudesse ser capturada e devolvida ao meio ambiente, longe dos locais habitados pelas pessoas e assim cumprir sua função biológica.
Cobra verde camuflada em uma pequena vegetação rasteira entre uma calçada e um muro.
Cobra verde (popularmente cipó) Nome cietífico: Philodryas olfersii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário